terça-feira, 22 de maio de 2018

Plano de aula


Plano de aula
Nível de ensino: Fundamental II e Ensino Médio
Componente Curricular: Literatura Portuguesa
Tema: D. Dinis
Duração de atividades 45 minutos, cada aula

Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Se familiarizar com vida e obra de D. Dinis
Compreender que a poesia está presente em diversos aspectos como canções, textos, letras, artes
Reconhecer o contexto de produção de obra literária.
Perceber influências das obras no cotidiano e na contemporaneidade.
Objetivo Geral: Reconhecer o movimento literário trovadoresco, seu contexto histórico e os elementos estilísticos linguísticos que valorizam as cantigas e poemas. Interpretar metáforas e classificações das categorias do trovadorismo.
Objetivo específico: Compreender as obras de D. Dinis como trovador, Rei de Portugal, resgatando os marcos históricos da Era Medieval, e as influências na contemporaneidade.
Conteúdo:
Construção de Portugal na Era Medieval
Movimento literário trovadoresco
O legado de D. Dinis no trovadorismo
A relação de cantigas trovadorescas e músicas na atualidade
Metodologia: Disponibilizar o link do blog para explicar sobre o tema proposto, divulgação nas redes sociais, para que se tenha mais acessos e públicos indireto. Solicitação de interação entre os leitores do blog, através de comentários e feedbacks construtivo. Solicitar sondagem do tema da aula, disponibilizando o título das aulas previamente e liberar o conteúdo na data da aula.
Estratégia: A aula não trata somente de conteúdos, mas de um processo que envolve a construção de saberes.
Recurso: Conexão com internet, smartphone, tablet, desktop, leptop e acesso ao blog.
Atividade: No próprio blog, está disponibilizado atividades para praticar a compreensão do material apresentado no final de cada aula. Propor que o aluno escreva uma trova, e relacione às classificações.
  



Um comentário:

  1. Oi, Ana. O plano de aula ficou bom e acredito que seria muito produtivo aplicá-lo. Reveja a redação do texto, há alguns erros.

    ResponderExcluir